quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PLANEJAMENTO SOBRE A HISTÓRIA "FLICTS" - ZIRALDO


Escola Municipal Profª Marília Plaisant


Dinamizadora: Monique da Silveira Sampaio


PLANEJAMENTO SEMANAL     (10/07 a 13/07 )

*LIVRO: Flicts 
*AUTOR: Ziraldo Alves Pinto
*EDITORA: Melhoramentos


→ Objetivo: Mostrar aos alunos que apesar das diferenças, tudo na vida tem sua importância, de acordo com sua característica específica.


→ Recursos Materiais: Livro, 4 caixas de fósforos vazias, fichas com as instruções do jogo “Twister”, tapete com o jogo, cartaz propaganda da aula (com a frase de Neil Armstrong).


DESENVOLVIMENTO

Atividade Pré-textual:

A dinamizadora perguntará aos alunos o motivo pelo qual Neil Armstrong – O primeiro homem que pisou na lua – falou que a lua é Flicts.
Haverá um debate sobre o que é “Flicts” e se algum aluno falar que é uma cor, então perguntar que cor é essa (de qual outra cor se aproxima).


Atividade Textual:

Leitura do livro.

Atividade Pós-textual:

- Levar os alunos a refletirem sobre a história, questionando-os sobre a seguinte situação:
*Imagine a cor “Flicts” sendo uma criança com alguma característica diferente das que, normalmente, encontramos/percebemos em qualquer pessoa. Por ela ser “diferente”, deveria ser discriminada?  Por quê?

- Jogo: Twister
- A turma será dividida em 4 grupos. Cada um deles terá 1 aluno representante, que será escolhido através de sorteio.  Estes deverão escolher 1 caixinha de fósforo  que contém as cores utilizadas no jogo (a cor estará virada para baixo) e sortear uma ficha com as instruções: pé e mão - direito(a) e esquerdo(a). Os alunos deverão fazer no tapete o que lhe couber:
Ex.: O aluno pegou a caixinha de fósforo com a cor verde e tirou a ficha com a instrução “pé direito”. O mesmo deverá colocar o seu pé direito no círculo (do tapete) verde.
- Assim segue o jogo (com os 4 alunos, cada um na sua vez) onde a instrução seguinte não anulará a anterior, ou seja, o aluno deverá ficar na “posição” anterior, acrescentando uma nova “posição” até não conseguir mais ficar em pé.
         - Vence o aluno que conseguir ficar em pé depois dos outros 3 já terem caído.



























Um comentário: